turismo de negócios

O turismo de negócios no Brasil cresceu 14,7% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. Isso foi relatado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

As vendas de bilhetes aéreos e rodoviários, tarifas de hotéis, aluguel de carros e eventos de turismo corporativo totalizaram R $ 5,57 bilhões (US $ 1,47 bilhão). Em contraste, nos primeiros seis meses do ano passado, a receita total foi de R $ 4,85 bilhões (US $ 1,28 bilhão).

Carlos Prado, presidente da Abracorp, disse que o resultado está alinhado com as expectativas das agências de viagens, que já previam um crescimento de dois dígitos nas vendas de turismo de negócios. “O resultado foi bom, mesmo com o clima de negócios um tanto negativo, com as empresas ainda relutantes em retomar os investimentos no país”, afirmou Prado.

O maior segmento do turismo corporativo brasileiro, as viagens aéreas domésticas, cresceram 24,8% no primeiro semestre, alcançando uma receita de R $ 2,23 bilhões no total. As vendas de passagens aéreas internacionais caíram 1,7%, para R $ 1,44 bilhão.

Ao todo, 991,7 mil passagens aéreas foram emitidas no primeiro semestre do ano. O preço médio do ingresso aumentou 17,3%, para R $ 737,22. Em passagens, a Gol liderou o mercado, respondendo por 38,7% do total de voos domésticos, seguida pela Azul (30,4%). A Latam caiu para o terceiro lugar com 25,2% dos ingressos emitidos. A Avianca Brasil, que operou até o final de maio, tinha uma participação de 5,3%.

A indústria está preocupada com o aumento das passagens, o que inibiu o crescimento do turismo de negócios no primeiro semestre do ano. Para o segundo semestre, a expectativa é de que haja uma melhora, já que as companhias aéreas estão expandindo sua oferta de voos.

Prado também destacou o forte desempenho das vendas de transporte rodoviário, que apresentaram um aumento de 56,8% para R $ 4,6 milhões. “A demanda por transporte rodoviário tem crescido muito, especialmente após o cancelamento dos vôos da Avianca. E também há uma grande demanda em regiões que não são atendidas pela aviação comercial, como algumas cidades do Nordeste, Centro-Oeste e alguns lugares no interior de São Paulo.

O segmento de aluguel de veículos cresceu 20,6% no semestre, totalizando R $ 76,1 milhões. O Localize liderou a categoria com 62,9% de participação, seguido pela Movida (13,7%), pela Unidas (3,9%), pela Hertz (2%) e pela Avis (0,7%). O valor cobrado por noite aumentou em 16% para US $ 86 em média. As vendas de seguros de viagem aumentam 77,3%, para R $ 26,9 milhões.

Para o ano, a Abracorp estima um crescimento de 15% a 16% nas vendas de turismo de negócios em relação a 2018, quando as vendas somaram R $ 10,3 bilhões (US $ 2,73 bilhões). Já o segmento hoteleiro nacional aumentou em 25,7% no semestre, para R $ 1,04 bilhão. A taxa média diária subiu 6,9%, para R $ 246,68 (US $ 65,3 bilhões).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui